Os procedimentos como a Ciclofotocoagulação transescleral com laser de diodo (TSCPC), reduzem a pressão intraocular agindo no local da produção do humor aquoso.
Apresenta eficácia comprovada principalmente em pacientes com glaucomas refratários, sendo assim, ainda é tradicionalmente indicada para pacientes com baixo prognóstico visual. Estudos mais recentes têm demonstrado seu uso como opção cirúrgica segura e eficaz também em pacientes com boa acuidade visual, até mesmo como indicação primária no tratamento do paciente com Glaucoma.
O procedimento é realizado no centro cirúrgico com anestesia local e consiste na aplicação de laser diodo através de uma sonda específica. Na TSCPC tradicional, a cicloablação ocorre com ondas de laser infravermelho contínuas.
Mais recentemente, foi lançado o laser de ciclofotocoagulação transescleral micropulsado (MP-TSCPC), que se diferencia por aplicar a energia na forma de micropulsos. Dessa forma, postula-se que sua ação cause uma resposta inflamatória modulada. Também possui ação principal na redução da pressão intraocular pela diminuição da produção do humor aquoso, e uma aparente ação adjuvante pelo aumento da drenagem uveoescleral.
Todos os direitos reservados a Cláudia Gomide. Desenvolvido por Agência Salt.