Os erros ou vícios de refração atingem quase metade da população mundial com dificuldade para enxergar. De acordo com a OMS, é a principal causa de baixa visual, representando 42% das pessoas com problemas na visão por falta do uso de lente corretiva, seguida pela catarata com total de 23,19%.
Quase metade da humanidade deixa de enxergar corretamente por fatores econômicos e/ou falta de informação, já que o problema pode ser resolvido facilmente com um oftalmologista.
Conviver com o problema sem buscar ajuda pode levar a hiperemia ocular, prurido, fadiga, dores de cabeça, além da baixa visual e baixo desempenho nas atividades do dia a dia. Aqui fica um alerta para o baixo rendimento escolar das crianças! Elas sofrem sem saber o motivo ou que podem melhorar sua visão.
Mas o que são esses problemas visuais tão comuns e de simples solução?
Os erros, ou vícios de refração, são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A seguir vamos explicar cada um deles para que você possa identificar o problema ou eliminar a hipótese de sofrer por um deles.
Este é o mais incidente dos erros ou vícios de refração. Estima-se que, até 2050, metade da população mundial sofrerá com este problema.
A miopia ocorre devido a um alongamento do globo ocular ou por causa do aumento da curvatura da córnea, fazendo com que os raios de luz que chegam aos olhos sejam focados antes da retina. Assim, enxergar de longe se torna difícil, as imagens, letras, contornos e outros detalhes, ficam distorcidos e/ou embaçados.
O segundo erro de refração de nossa lista é o astigmatismo. Este problema acontece devido a um formato irregular da córnea. Assim, quando os feixes de luz entram nos olhos, são incididos em diferentes ângulos. O resultado é uma imagem distorcida, tanto para longe quanto para perto.
Esse quadro caracteriza-se quando um ou ambos os olhos são relativamente menores que o normal. A hipermetropia faz com que a luz entre por ele(s) e seja focada atrás da retina. A consequência deste problema é a dificuldade para enxergar de perto.
Apesar do nome incomum para muitas pessoas, com certeza você já ouviu falar deste erro de refração. A presbiopia, ou “vista cansada”, surge normalmente após os 40 anos, mas também pode afetar pessoas com menos idade.
A vista cansada é causada pela perda natural da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, resultado do uso inadequado de nossos olhos, seja pelo trabalho, por falta de lentes corretoras e/ou outros fatores, que levam a uma dificuldade para enxergar, tanto de perto quanto de longe.
Tudo começa com uma consulta ao oftalmologista. Com os exames adequados ele identifica se o paciente sofre de um ou mais erros ou vícios de refração. Depois do diagnóstico, normalmente a solução é o uso de óculos ou lentes de contato.
Existem também outras alternativas de tratamento que podem ser oferecidas aos pacientes que dispensam as alternativas habituais ou apresentam uma necessidade específica para corrigir o erro.
Entre elas estão: cirurgia a laser para remodelamento da córnea, implantes de anéis corneanos e lentes intraoculares. Essas opções alternativas oferecem excelentes resultados e conforto ao paciente.
De acordo com a OMS, aqui no Brasil os vícios de refração sem correção respondem por mais de 50% das deficiências visuais.
Grande parte dessas pessoas convivem com o problema por falta de acompanhamento médico. Não seja mais uma delas, agende uma consulta com seu oftalmologista de confiança e resolva seu problema. Fale com a gente pelo WhatsApp com facilidade.
Todos os direitos reservados a Cláudia Gomide. Desenvolvido por Agência Salt.